- Área: 10000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pierre l'excellent, Julien Lanoo
-
Fabricantes: Forster, RAICO, SFC 85, TOLARTOIS, VEC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da ampliação de um edifício existente projetado por Dominique Perrault. Este projeto pretende arquivar documentos das bibliotecas das universidades e centros de investigação parisienses, assim como da Biblioteca Nacional da França.
O CTLES, projetado por Dominique Perrault, impõe uma forte identidade no terreno. A lógica do desenho e o estilo arquitetônico constituem um conjunto harmonioso e apropriado. As sequências do edifício e a criação da via interna dão ao terreno sua estrutura. Mantendo a consistência e a integridade do edifício existente, nosso anexo representa uma extensão natural, mas separada para evitar distorções na estrutura original.
Para garantir a correta conservação dos arquivos, fácil fluxo de documentos e a facilidade para o usuário, o projeto se baseia em três princípios funcionais principais: dois edifícios de silo para conservar as coleções de documentos, servidos por uma galeria central com luz natural e uma pele que reúne todos os requisitos técnicos na periferia.
Desde o ponto de vista da implementação e da expressão arquitetônica, a extensão trabalha em continuidade com o edifício de Perrault. Novamente tomando o metal como único material, o anexo é revestido com aço inoxidável, seu brilho contrasta com a opacidade do alumínio original.